APRESENTAÇÃO

A Fundação Joaquim Honório Raposo, com sede na Salvada, Concelho de Beja, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), criada pela Junta de Freguesia de Salvada para dar cumprimento às disposições testamentárias de Joaquim Honório Raposo, comerciante e proprietário, natural desta localidade, e com negócios que se estendiam até à região de Lisboa.

A Instituição foi constituída por despacho ministerial de 28/11/1962, com Estatutos publicados no Diário de Governo n.º 286, III Série, de 07/12/1962, e é considerada IPSS desde 22 de Janeiro de 1987, conforme inscrição na Direcção-Geral da Segurança Social (DGSS) sob o n.º 3/87, a fls. 99, do Livro n.º 3 das Fundações de Solidariedade Social.

A Fundação tem fins de índole social, foi constituída para dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade entre as pessoas, com relevo para o apoio às crianças, jovens, famílias e idosos, e de acordo com os seus Estatutos, «tem por objectivos principais - prosseguir fins de Segurança Social, nomeadamente o apoio à Criança e à Família, o apoio à Juventude, o apoio à Terceira Idade; tem por objectivos secundários acções de apoio à Educação e Acções de Formação Profissional, na Freguesia da Salvada, excepcionalmente extensivas a outras localidades do Concelho de Beja».

Até à presente data, a Fundação tem desenvolvido a sua actividade na freguesia sede e freguesias limítrofes, nas áreas da protecção à Infância, Juventude e Terceira Idade, tendo para o efeito celebrado Acordos de Cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social (CDSSS) de Beja.

Com o propósito de concretizar os seus objectivos, e no intuíto de prestar os serviços devidos à comunidade, a Fundação Joaquim Honório Raposo dispõe de sólidos e modernos equipamentos, onde funcionam as seguintes valências: Creche, Pré-Escolar e CATL - Centro de Actividades de Tempos Livres (Polo da Infância), Centro de Convívio, Centro de Dia, SAD e ERPI (Polo da Terceira Idade).

A Fundação Joaquim Honório Raposo assume-se claramente como uma entidade que pretende olhar e pensar as pessoas, e particularmente as crianças, os jovens e os idosos, faixas etárias mais vulneráveis e que por isso mesmo foram lembradas pelo nosso benemérito.

Através das respostas sociais desenvolvidas, a Fundação quer continuar a ser uma presença activa junto da população e nomeadamente daquelas camadas sociais, a fim de minorar problemas e necessidades, e no sentido de apoiar o crescimento e o envelhecimento.

A Fundação Joaquim Honório Raposo, para além das actividades desenvolvidas nas áreas da Infância, Juventude e Terceira Idade, preocupa-se com a sociedade. É uma Instituição mediadora e receptora do PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados). Tem parcerias formais e informais com diversas entidades, tais como: Câmara Municipal de Beja, União das Freguesias de Salvada e Quintos, Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Centro de Emprego e Formação Profissional de Beja, entre outras. É membro do CLAS (Conselho Local de Acção Social). 

A trajectória da Fundação Joaquim Honório Raposo ao longo dos últimos anos tem-se pautado por construir uma obra e recriar o espírito do benemérito, o que a realidade bem demonstra, tendo sido agraciada com a Medalha de Mérito Social, que recebeu em 17/05/2012. Esta condecoração foi atribuída pela Câmara Municipal de Beja, ouvida a Assembleia Municipal. 

ATRIBUA 0,5% DO IRS À FUNDAÇÃO JOAQUIM HONÓRIO RAPOSO

IRS

A Lei n.º 16/2001, de 22 de Junho, prevê no n.º 6 do seu artigo 32.º, conjugado com o n.º 4, a possibilidade dos sujeitos passivos do IRS, pessoas singulares, efectuarem uma consignação fiscal de uma percentagem equivalente a 0,5% do IRS liquidado a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem qualquer custo ou prejuízo para o contribuinte, podendo este ajudar, assim, com um simples gesto, quem mais precisa. Basta colocar um x no Quadro 11 do Modelo 3 (rosto) - "CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS / CONSIGNAÇÃO DO BENEFÍCIO DE 15% DO IVA SUPORTADO" - Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública e introduzir o (NIF) número de identificação fiscal da FUNDAÇÃO na sua declaração de IRS:

501 065 997

IVA

Além de 0,5% do IRS, pode também contribuir com a dedução de 15% do IVA suportado, prescindindo deste benefício e entregando-o como donativo. Se desejar contribuir com ambos os apoios deve marcar com um x os espaços "IRS" e "IVA". Para contribuir apenas com a doação de 0,5% marque unicamente o espaço "IRS".

 

É tão fácil ajudar, para tal basta proceder da seguinte forma: