O Centro de Dia é a resposta social desenvolvida em equipamento, que consite na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar. Esta resposta social contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, presta cuidados individualizados e personalizados ao nível da satisfação das necessidades básicas e apoio psicossocial aos utentes / clientes, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar, bem como fomenta as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outras faixas etárias, a fim de evitar o isolamento.
A valência de Centro de Dia destina-se aos idosos que possuem necessidades de apoios específicos, que residem geralmente isolados, e têm interesse em usufruir das actividades da Instituição, promovendo, dessa forma, uma imagem positiva e colaborando para um novo conceito de Envelhecer, como forma orientada para a vida. A maior parte dos utentes / clientes que frequentam esta resposta têm mobilidade reduzida e/ou condicionada, carecendo de recorrer aos aparelhos de ajudas técnicas para ultradassar as dificuldades de locomoção.
O Centro de Dia, funciona nas instalações do "Centro de Apoio a Idosos Joaquim Honório Raposo", tem capacidade para 50 (cinquenta) utentes / clientes e Acordo de Cooperação celebrado, com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Beja, para 30 (trinta). Os serviços prestados pelo CD são os seguintes:
- ALIMENTAÇÃO;
- HIGIENE PESSOAL;
- TRATAMENTO DE ROUPAS;
- TOMA MEDICAMENTOSA;
- ACOMPANHAMENTO A CONSULTAS MÉDICAS;
- ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E CONVÍVIO;
- APOIO PSICOSSOCIAL;
- APOIO À FAMÍLIA.